2 de outubro de 2008

Gostaria de entender melhor o que representa para o acervo de uma biblioteca os conceitos: CONSERVAÇÃO, PRESERVAÇÃO e RESTAURAÇÃO?

Se sua resposta foi SIM, acredite: você visitou o BLOG certo!
Confira, então o que Sá (2001) apud Sarmento (2003, p.2) fala sobre esses temas.
Vamos lá! SATISFAÇA A SUA CURIOSIDADE!
Ah, aproveite para ler também o texto na íntegra, é super legal!!
BOA LEITURA!!
CONSERVAÇÃO: "É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização e desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos"
PRESERVAÇÃO: "É uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de "saúde". É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição".
RESTAURAÇÃO: "É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. Respeitando-se, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, deve ser feito por especialistas".
Fonte: Sarmento, Adriana Godoy da Silveira. Preservar para não restaurar. In: II CIBERÉTICA: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA. VIII ENCONTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA/ENIDJ. 22 Painel em Biblioteconomia em Santa Catarina.
Disponível em: <http://www.ciberetica.org.br/trabalhos/anais/1-20-c1-20.pdf> Acesso em: 30/09/2008.

Nenhum comentário: